Recordar é viver… Quebra Cabeça

header postg2

O ano era 1997. Era um ano prolífico na “música prapular brasileira”. Lançamentos do axé music, pagode, alguns hits do pop mais timidamente, muitos programas de auditório. Então chega ele, Gabriel, o Pensador, dono de hits anteriores como Lôraburra e Retrato de um Playboy, lançando Quebra Cabeça que certamente foi o trabalho de maior sucesso popular do rapper.

Com temáticas como o alcoolismo, desemprego, paquera, política de drogas e uma sincera homenagem á música brasileira, Gabriel criou um álbum épico com singles que todo mundo ficou conhecendo. 2345meia78 tá na hora de molhar o biscoito! marcou a minha geração. Todo moleque queria saber as letras rápidas de Gabriel. O vocal quase declamado por cima de uma base extremamente rica e letras afiadas deram ao disco ícones como Dança do desempregado, Pra Onde Vai? e Festa da Música Brasileira. Essa última, uma ode à “música tupiniquim” em seus mais variados gêneros, veio bem a calhar com um pequeno burburinho da época em torno da troca do nome de ruas na cidade do Rio de Janeiro (R. Antonio Carlos Jobim).

A reflexiva Cachimbo da Paz joga na cara a discussão sobre as políticas de drogas lícitas ou não no Brasil. Uma poesia que não envelhece e pode ser facilmente analisada em aulas de sociologia de professores mais atentos. No trecho final da última estrofe Gabriel deixa clara ou não a ambiguidade da “batalha”:

E o cachimbo do índio continua proibido
Mas se você quer comprar é mais fácil que pão
Hoje em dia ele é vendido pelos mesmos bandidos
Que mataram o velho índio na prisão

Sendo o épico que foi em nossas vidas e na carreira de Gabriel, o Pensador, Quebra Cabeça merece ser lembrado do começo ao final.

Bônus (+18): Dança do Desempregado

Enjoy! 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s